bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Canal em dente de leite

Quando as lesões de cárie são muito profundas ou mesmo quando acontece alguma fratura por qualquer motivo que alcance a parte interna do dente, mesmo sendo dente de leite, o ideal é o tratamento do canal do dente.

Mas doutora, por que quando o dente de leite cai, ele cai sem nenhuma raíz?

O dente decíduo dá lugar ao dente permanente. Neste processo de chegada do dente permanente, conforme ele sobe do osso em direção à cavidade bucal, ele “consome” a raíz do dente de leite… reabsorvendo-a! Por isso que sim, você tem razão: na época da troca, quando o dente decíduo cai, você só vê a coroa.

Porém, cada dente de leite tem um tempo específico para cair. Os dentes de leite são 20 no total, e estão todos em boca até os 3 anos de idade. Dos 3 aos 6 anos, a criança permanece com estes 20 dente em boca, sem nenhum cair e sem nenhum outro surgir. A partir dos 6 anos aproximadamente, começam as trocas… que perduram até os 12 anos.

Dessa forma, vamos a um exemplo?

Imagine que uma criança de 4 anos tenha uma cárie profunda em um molar decíduo. Esse dente vai ser substituído sim… porém, aproximadamente aos 12 anos de idade! Ou seja, esse dente precisaria permanecer em boca por mais 8 anos, em estado completo de saúde. Muitos papais e mamães me perguntam: “Não seria melhor arrancar?”. E aí eu te respondo: “De maneira nenhuma!”. Sempre que é possível tentar pelo canal, é importante optar por ele, porque é o tratamento mais conservador. Quando extraímos um dente precocemente, temos vários prejuízos associados, como perda de espaço, perda de altura óssea, extrusão do antagonista, movimentação dos dentes adjacentes, compensação da oclusão, e vários outros problemas…

Então, lembre-se:

O melhor mantenedor de espaço na boca é o próprio dente.

O tratamento de canal consiste basicamente em “abrir” este dente e limpar a região onde ficam sangue e nervos, e no local dessa região inflamada e infeccionada, colocamos uma medicação e fechamos com uma restauração.

O canal em dente de leite é feito da mesma forma que em dentes permanentes?

Parcialmente. O passo-a-passo é bem similar, os cuidados devem ser os mesmos, mas os materiais usados são diferentes, para que possa ser compatível com essa reabsorção fisiológica que acontece com a chegada do permanente.

Mas não prejudica o permanente?

De maneira nenhuma! Pelo contrário, dentes que precisam de tratamento endodôntico (canal) e não são tratados é que oferecem risco para o permanente que vai vir no lugar… A permanência da inflamação e infecção no local pode causar inclusive a não erupção dos dentes permanentes que substituiriam o dente envolvido.

Doutora, mas se tivesse inflamado, não teria dor?

Depende! Em alguns casos o dente pode precisar de canal, estar infeccionado e ter passado por um processo de necrose, por exemplo. Então, dente necrosado não dói! E isso não significa que eu não precise tratar.

Como a gente descobre essa necessidade de tratamento do canal do dente de leite?

O Odontopediatra está capacitado para diagnosticar essa necessidade a partir do que for sinalizado em anamnese, no relato da família, nos sinais observados, no aspecto clínico e, quando necessário, com o auxílio de radiografias complementares.

O tratamento do canal do dente decíduo é um tratamento invasivo, um pouco mais demorado, que deve ser protocolado para não oferecer riscos e, portanto, tem a sua importância e relevância. Muitas vezes, é necessário fazer uso de medicamentos complementares.

Respeite o seu corpo. Respeite o relato de dor do seu filho.

Dentes de leite, por serem menores, acabam tendo lesões de cárie chegando mais rapidamente no centro/na polpa do dente, e o risco de canal é aumentado e acontece relativamente rápido.

CENTRO CLÍNICO LIFE CENTER
STN Setor Terminal Norte, conjunto O, salas 19 a 21
Asa Norte, Brasília, DF
(Ao lado do Boulevard Shopping)

DESENVOLVIDO POR AGÊNCIA ENOK DIGITAL.
Copyright 2023 © Dra. Samantha Sousa – All Rights Reserved.

DESENVOLVIDO POR AGÊNCIA ENOK DIGITAL.
Copyright 2022 © Dra. Samantha Sousa – All Rights Reserved.

bt_bb_section_top_section_coverage_image
Agende sua consulta pelo WhatsApp